Mercado imobiliário de Dubai aponta futuro para o segmento e inspirações para o Brasil

Diretoria da Terral visitada Expo Dubai 2020 em viagem aos Emirados Árabes Unidos e lista destaques em planejamento, mobilidade, tecnologia e inovações

21/03/2022min de leitura

MERCADO IMOBILIÁRIO DE DUBAI APONTA FUTURO PARA O SEGMENTO E INSPIRAÇÕES PARA O BRASIL

Mercado imobiliário de Dubai aponta futuro para o segmento e inspirações para o Brasil

Diretoria da Terral visitada Expo Dubai 2020 em viagem aos Emirados Árabes Unidos e lista destaques em planejamento, mobilidade, tecnologia e inovações

 

Realizada em Dubai, nos Emirados Árabes, a Expo 2020 é a maior exposição mundial desde o início da pandemia. Inaugurado em dezembro, o evento traz obras arquitetônicas e inovações em diversos setores de mais de 190 países do mundo ao longo de seis meses. Com um investimento de US$ 7 bilhões, a exposição tem a perspectiva de ser o maior evento da história do Oriente Médio, que abriu suas fronteiras aos turistas estrangeiros de todo o mundo. Todos os visitantes devem estar vacinados ou apresentar um teste PCR recente com resultado negativo para Covid-19. Nesse cenário, os diretores da Terral em Goiânia e Brasília, Marcelo Borges e César Durão, respectivamente, embarcaram para Dubai em uma viagem com o intuito de estudar in loco o mercado imobiliário do lugar e absorver referências multidisciplinares para a incorporadora. E, entre outros locais, os diretores estiveram na exposição e compartilham um pouco dos destaques que identificaram por lá.

Sobre o evento, Marcelo Borges comenta que a Expo Dubai 2020 tratou de três eixos temáticos centrais, divididos em sustentabilidade, mobilidade e oportunidades. “O que mais me marcou foi o que podemos e devemos aprender no que diz respeito ao planejamento urbano, especialmente pontos como fachadas ativas, ou seja, comércio ocupando o térreo dos empreendimentos residenciais e dando vida a regiões recém-criadas, além de walkability ou áreas próprias para o deslocamento a pé, soluções para estacionamentos, diversidade de adensamento de acordo com a região na qual que se está desenvolvendo, por exemplo. São temas recém-aprovados pela Câmara Municipal e sancionados pelo prefeito na nova minuta do Plano Diretor de Goiânia. No geral, novas oportunidades de ocupação”, afirma.

Sobre temáticas como mobilidade e inovações tecnológicas apresentadas no evento, o executivo enfatiza o quanto chamou a sua atenção a forma como Paris está se planejando para o futuro. “O projeto prevê um grande anel de 200 quilômetros de novas linhas de metrô, circundando a capital francesa, com 68 novas estações e uma solução para atender 3 milhões de habitantes. É um novo conceito de mobilidade e moradia, que envolvem o planejamento urbano do entorno, levando soluções de educação, moradia e cultura para todo o entorno dessas novas estações e centralidades”, explica. Igualmente impressionado com a apresentação do projeto de mobilidade da região metropolitana de Paris, Cesar Durão enfatiza também o cuidado com a comunicação visual nos painéis da exposição, com muita utilização de imersões com LED e projeções.

Mercado imobiliário árabe

Ainda segundo Cesar, o itinerário da viagem também contou com visitas guiadas e interações com especialistas atuantes no mercado pelas principais incorporadoras e construtoras da cidade, estandes de vendas, decorados, salas de inserções e obras. “A experiência foi muito rica para nós, pois conseguimos conhecer não só os produtos imobiliários, casas, arranha-céus, e comunidades planejadas, muitos deles ousados e inovadores, mas também detalhes das operações principalmente de venda e comunicação/marketing que são utilizados em um mercado tão aquecido como o de Dubai”, diz.

O executivo lista alguns dos elementos absorvidos entre as novidades experenciadas durante a viagem. Me impressionou o uso da Arquitetura, Urbanismo e da Engenharia para criação de espaços construídos como elementos indutores de desenvolvimento econômico, social e cultural; o planejamento de longo prazo que Dubai tem através de seus governantes, que não medem esforços para alcançar todos seus objetivos estratégicos, sendo o principal deles: ser a melhor cidade para se viver até 2050; e ainda, as diferentes estratégias de posicionamento e comunicação das empresas: algumas apoiadas em volume e relevância, outras inovação, e uma que nos impressionou muito, a Sobha Hartland, que pauta toda suas vendas em qualidade construtiva”,  comenta.

No quesito referências a serem absorvidas pelo mercado imobiliário brasileiro, Cesar afirma que os diferenciais estão em materiais e soluções de fachada, plantas de apartamentos e casas, de áreas de lazer, lobby e produtos mixed used, por exemplo. Já sobre tecnologia e sustentabilidade, o diretor da Terral em Brasília pontua os empreendimentos de grande impacto, porém com vários recursos tecnológicos, como ar condicionado, automação predial e consumo racional de recursos. “Muitos materiais a serem disponibilizados e utilizados em nossos mercados que atuamos no Brasil”, garante.

 “Eu penso que, cada vez que conhecemos mais outras culturas e realidades, temos a oportunidade de crescer em nossos ambientes de atuação, trazendo referências e adaptando-as às nossas realidades. Uma iniciativa sensacional da Terral que nos patrocina a conhecer o que de mais desenvolvido e moderno está sendo feito no mundo com objetivo principal de melhorar a experiência do nosso cliente, criando espaços cada vez mais humanos, inovadores, sustentáveis e contribuindo para o desenvolvimento das comunidades nas quais atuamos”, conclui Cesar Durão.

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